Índio ou Indígena?
- Jaqueline Souza
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
"O correto é sempre chamar o indígena pelo nome. Eu sou Munduruku, mas sou indígena de origem. Índio é uma palavra vazia de significado, indígena é uma palavra cheia de significado. Índio não significa nada, indígena significa originário"
Daniel Munduruku, o escritor e ativista.

Munduruku, ressalta que os colonizadores colocaram o nome de 'índio' e essa palavra virou uma alcunha, um apelido para todas as pessoas que pertenciam a povos de origem. Ao se falar ‘índio”, não se falava em diversidade, mas sim em uma unidade. E essa palavra unificada todas essas culturas, na figura do 'índio', desse 'índio' genérico.
Carregado pela história de discriminação, o termo 'índio', hoje, ainda evidencia uma carga de preconceito e discriminação.
No Brasil, o termo "índio" para designar os povos originários começou a ser questionado a partir dos anos 1970, com o surgimento de forma mais sistemática de um ativismo indígena. O Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas em 2022.
A Lei 14.402/22 assegura a mudança do nome da celebração justamente com o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários e dar voz aos movimentos que lutaram por essa conquista.
Quer aprender mais sobre o porquê do Dia dos povos indígenas? Nós fizemos uma curadoria sobre esse tema! Para saber mais sobre
a Lei 14.402/22, clique aqui e leia o artigo publicado pelo Senado;
como Daniel Munduruku explica a diferença entre "índio" e "indígena", clique aqui e assista ao vídeo produzido pelo Itaú Cultural;
a declaração icônica de Ailton Krenak no plenário que discutia e elaborava a Constituição Federal, clique aqui e ouça um episódio do podcast Olho d'água.
Você faz parte do Clube Littera? Lá na nossa plataforma exclusiva, temos outras atividades para trabalhar o Dia dos povos indígenas.
Comments