Você deve ter visto nos noticiários que a escritora Roseana Murray foi atacada por três cães da raça pitbull na última sexta-feira (05 de abril). Roseane foi gravemente ferida, teve um braço amputado e está no hospital em estado grave.
Roseana Murray tem uma vasta obra literária, com mais de 100 livros publicados, sobretudo de contos e poesias para crianças e adolescentes. Já recebeu diversos prêmios pela sua obra, dentre eles o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL) para livro infantil.
Fiquei imensamente tocada pela tragédia que ocorreu com Murray. Como uma forma de homenageá-la e também de desejar sua breve e completa recuperação, decidi fazer uma lista de exercícios de interpretação de texto de um de seus poemas. Abaixo você encontra a lista que, além das perguntas de interpretação, também conta com questões sobre advérbios e figuras de linguagem. Essa atividade pode ser aplicada com turmas de 5º a 7º anos.
É uma forma de levar Roseana Murray para nossas salas de aulas. Que as muitas leituras de seu poema reverberem em boas energias e em muita saúde para ela.
Atualização: a poetisa Roseana Murray teve uma recuperação surpreendentemente rápida. Ela está bem e teve alta hospitalar no dia 18 de abril \o/
Leia poema e responda às perguntas a seguir.
DESEJO DO CHEIRO
DA CASA DA AVÓ:
Tudo o que a avó fabrica
em sua cozinha encantada
tem cheiro bom:
bolo de chocolate, biscoito de nata,
sonhos embrulhados
em açúcar e canela,
que são como nuvens
no céu da boca e expulsam
qualquer pesadelo.
As mãos da avó,
cheias de farinha
e tempo acumulado,
acariciam, tocam na superfície
dos pães e da pele da gente
com tanto amor
que curam qualquer defeito
do lado esquerdo ou direito.
Na casa da avó
o ar é perfumado
e parece um abraço
e até o final dos tempos
o cheiro da casa da avó
fica grudado em nosso
pensamento.
01.07.2014
ROSEANA MURRAY. In Poço dos Desejos, Ed. Moderna, 2014
Disponível no site da autora - https://roseanamurray.com/site/poemas/
1. No poema que você acabou de ler, há duas locuções adverbiais de lugar que são muito importantes para a construção dos sentidos do texto.
a. Identifique essas duas locuções adverbiais
b. Explique a importância dessas duas locuções adverbiais para o poema.
2. Em poemas, é frequente a criação de figuras de linguagem como recurso poético. Pensando nisso, transcreva do poema os dois versos onde há comparação.
3. No poema, o verso "sonhos embrulhados" é polissêmico e pode ser interpretado de duas formas possíveis. Explique essas duas interpretações.
4. Explique o significado que a expressão "tempo acumulado" tem no poema.
5. O eu lírico diz que as mão da avó tocam na superfície "da pele da gente". Considerando o conteúdo do poema, levante uma hipótese que explique quem seria essa "gente".
6. Identifique uma rima presente no poema.
7. O tempo verbal predominante no poema é o:
pretérito perfeito.
pretérito imperfeito.
futuro.
presente.
8. Transcreva do poema um verbo que justifique a resposta da pergunta anterior.
9. Sobre o eu lírico desse poema, pode-se afirmar que:
é uma adulto que tem saudade do cheiro da casa da avó.
é uma criança que ama o cheiro da casa da sua avó.
é uma criança que tem saudade do cheiro da casa da avó.
é um adolescente que se lembrava do cheiro da casa da avó.
10. De acordo com o poema, "o cheiro da casa da avó" é um cheiro de:
Perfumes
Flores
Comidas
Chuva
11. Agora é a sua vez!
A casa da sua avó tem cheiro de quê? Escreva um poema de até 10 versos no qual você fale sobre o cheiro da casa da sua avó.
Habilidades da BNCC: EF69LP48, EF69LP53, EF67LP28, EF67LP31, EF67LP38, EF07LP09.