Podcast literário
top of page
Aline Câmara

Podcast literário

Atualizado: 28 de jun. de 2021

Com a nova BNCC, houve a inclusão no currículo de Língua Portuguesa de muitas habilidades relacionadas a interpretação e produção de gêneros digitais. No livro didático adotado na minha escola (da coleção Araribá Plus, da Editora Moderna), há uma proposta de produção de podcast logo na primeira unidade.


Na Unidade 1, os alunos estudam e produzem uma narrativa de memória (tem um post sobre isso neste link) e, depois, eles devem produzir um podcast para apresentar o texto escrito por um dos colegas de classe.


Ano passado eu já fiz esta atividade com os alunos, mas ela não foi pontuada. Neste ano, decidi fazer do podcast uma atividade avaliativa. Além do podcast, os alunos também fizeram um vídeo no TikTok (tem post sobre essa atividade aqui), cada uma dessas atividades valia 50 pontos, totalizando 100, e a nota final foi publicada como Produção de texto: gêneros digitais.


Nesta apresentação de slides, você encontra o material que utilizei para apresentar o formato podcast aos alunos, além da proposta de resenha literária que eles fizeram e a rubrica de correção. Os alunos não utilizaram nenhum programa de edição para produzir o podcast, apenas o gravador de voz do celular. Aqueles que inseriram vinheta, fizeram de maneira bem "caseira": botaram a música pra tocar no computador e gravaram com o celular.


Nos links abaixo, você encontra dois podcasts que foram produzidos neste ano. Há um corte nos áudios, porque eu cortei o sobrenome das alunas. Eu sempre salvo alguns exemplares de textos (escritos e orais) produzidos por alunos e, no ano seguinte, utilizo-os como exemplos dos gêneros que estamos estudando. Acho isso bem produtivo, porque quando eles ouvem ou leem algo que foi feito por alguém da mesma idade e no mesmo contexto, eles se sentem capazes de atingir o mesmo nível de excelência. Além disso, essa é uma excelente forma de valorizar a dedicação dos alunos que produziram o material.


O podcast que os alunos produzem nesta primeira unidade é curto e simples propositalmente, vejo como uma atividade de introdução desse gênero no repertório deles (os adolescentes não consomem muito podcast no geral) e como um treino de produção de gênero oral (algo que ainda não é muito comum na escola). Depois, em um outro momento do ano letivo, eu repito esta proposta, dessa vez de maneira mais complexa e elaborada como a avaliação final de alguma das obras literárias lidas pelos alunos.


No último ano letivo, a produção de um podcast literário foi a avaliação final da leitura dos livros "O Fazedor de velhos" (tem uma resenha do livro aqui) e "Avódezanove e o segredo do soviético" (tem resenha desse último aqui). Na proposta apresentada aos alunos (veja link abaixo), há a comanda inicial da atividade e depois a produção do podcast foi dividida em etapas, que incluem desde o estudo (novamente) de podcasts até a escrita da análise do livro. O objetivo dessas etapas é não só facilitar a organização dos alunos, mas também mostrar para eles que, apesar do podcast literário ser um gênero oral, há todo um planejamento escrito que é essencial.



Vejam, também, que eu específico de maneira objetiva e detalhada tudo o que eu espero encontrar no podcast produzido por eles. Não há pegadinha: os alunos sabem exatamente o que eles precisam escrever, analisar e produzir. A proposta para a turma que leu o livro "Avódezanove e o segredo do soviético" foi bem parecida, a única mudança são os temas listadas na etapa 5. Nesta proposta, não há limite de duração do podcast, porque há um limite de palavras para cada texto e isso, por si só, já limita o tempo do áudio gravado por eles - no geral, os podcasts tiveram duração entre 4-5 minutos.


Essa atividade foi feita durante os meses de aula a distância no semestre passado. Nas duas primeiras aulas, eu apresentei a proposta e os alunos trabalharam nas etapas 1 e 2. Eles tiveram 1 aula para fazer a etapa 3 e as etapas 4 e 5 tiveram duração de 2 aulas cada. No final, os alunos tiveram mais 2 aulas para revisar o texto, fazer as últimas correções, praticar a leitura e fazer a gravação - totalizando 9 aulas. Ao longo do processo, eu li e comentei todos os textos, sugerindo correções e melhorias.


Abaixo seguem os links onde vocês podem ouvir os podcasts produzido por dois alunos. Eu fiquei chocada com o resultado, porque ficaram MUITO profissionais (lembrando que eles estavam no 8º ano e tinham 13-14 anos!) - os dois episódios poderiam ir pro Spotify tranquilamente.


Vejam que esses áudios são o resultado de um trabalho longo de 1 semana e meia praticamente. Nós, como professores, muitas vezes ficamos muito preocupados com conteúdo e com quantidade e costumamos pensar que "gastar 9 aulas fazendo 1 única atividade é perda de tempo". Mas, obviamente, não é! Os alunos trabalharam muitas habilidades ao longo do processo, principalmente habilidades analíticas que permitem refletir sobre a leitura e criar relações entre uma obra literária e nossas vidas. O resultado final deixa claro que essas 9 aulas foram de muito aprendizado.


Espero que gostem das propostas e que elas sejam um incentivo para que vocês insiram o trabalho com gêneros digitais nas suas aulas.

1 comentário

NA AULA DE PORTUGUÊS | atividades, planos de aula, teorias e reflexões sobre o ensino de língua portuguesa |

  • Instagram
  • YouTube - Black Circle
bottom of page