top of page
Jaqueline Souza

Podcast e Capitães da Areia

Atualizado: 22 de mai. de 2023

Faz parte das diretrizes da BNCC, o trabalho com habilidades relacionadas à interpretação e produção de gêneros digitais. Para alguns professores, esse trabalho ainda pode parecer um pouco distante ou até mesmo ousado demais.

Na verdade, às vezes, nos prendemos em atividades mais “tradicionais” como listas de exercícios e provas objetivas. Repetir sempre esses formatos acaba limitando as possibilidades de trabalho. Para sair dessa rotina, os gêneros digitais podem ser bons aliados.


Aqui a ideia é compartilhar uma proposta de produção de podcast, mostraremos possibilidades de organização e de formulação da atividade mesmo.


Partiremos do livro “Capitães da Areia”, mas você pode adaptar a atividade para qualquer outra obra. Os alunos gravarão um podcast discutindo alguns aspectos desse livro.

 

Se você está trabalhando especificamente “Capitães da Areia”, confira também outro post disponível aqui no blog. É só clicar aqui.

 

1. Conhecendo o podcast


ATENÇÃO!!! AQUI FAREMOS UMA SÉRIE DE SUGESTÕES DE PODCASTS. É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ OS OUÇA E AVALIE SE SÃO ADEQUADOS AO SEU CONTEXTO ESCOLAR!!!


O primeiro passo é apresentar o que seria um podcast, há vários tipos diferentes. Você pode mostrar essa variedade, por exemplo:


Podcast de notícias: Café da Manhã.

Podcast narrativo: Não inviabilize.

Podcast de entrevista: Isso não é um podcast.


Também pode optar por apresentar um podcast voltado às discussões literárias como o “30 Minutos”. Clique aqui para conhecer esse podcast.


Como a ideia é produzir um podcast discutindo o livro “Capitães da Areia”, é importante que os alunos tenham uma referência. Então ao ouvir um capítulo de “30 Minutos” ou de outro podcast que julgar adequado ao seu contexto escolar, peça para os alunos se atentarem a algumas características. Por exemplo:


Como as falas são organizadas?

Como se desenvolvem os turnos de fala?

Como os assuntos são iniciados?

Como são feitas as referências à obra analisada?



2. Organização dos grupos

Essa é uma ótima atividade para fazer em grupos! É importante que, em cada grupo, se designe uma pessoa para coordenar as falas, fazendo um papel de mediador/entrevistador. Procure equilibrar as equipes considerando as afinidades e as habilidades dos alunos.


Esse momento inicial, também é propício para promover uma oficina de elaboração de podcast. Lembrando que os próprios alunos podem ministrá-la. Converse com a turma, certamente você encontrará alunos que dominam a tecnologia/conhecimento técnico para compartilhar com a turma.


Indicamos também a elaboração de um canal no Spotfy, isso é tarefa simples e gratuita. Assim todo o trabalho dos alunos pode, de fato, circular. A possibilidade real de fazer um podcast costuma animar bastante as turmas!



3. Estruturação do texto

Pensar na estrutura do texto é um ótimo exercício para construir a ideia de que a oralidade também pode ser previamente preparada e organizada. Peça para o que os alunos estruturem as perguntas e as respostas que serão dadas. Também podem pensar na sequência mais lógica para apresentar e discutir o livro.



4. Atividade prontinha para usar na sala de aula

Gostou da ideia? Clicando aqui, você pode baixar uma atividade prontinha para usar! A partir da leitura de “Capitães da Areia”, os alunos devem elaborar um podcast discutindo alguns aspectos livro. Nós também elaboramos uma sugestão de critérios de correção.


Lembrando que essa atividade pode ser adaptada para trabalhar outros diversos livros!



Comments


bottom of page