Vocês já repararam que as aulas de português são quase sempre (ou sempre mesmo) centradas na leitura e interpretação de textos escritos? Faz um tempo que percebi que minhas aulas estavam assim e isso começou a me incomodar. Mas por que isso é um problema?!
Se você pensar na nossa vida hoje, na maneira como buscamos informação e distração e na presença dos dispositivos tecnológicos no nosso dia a dia, verá que nós consumimos muitos áudios e vídeos. MUITOS mesmo.
Como professores de português, precisamos ensinar todos os tipos de letramentos, por isso também precisamos ensinar os alunos a ler, a entender e a produzir gêneros textuais orais e/ou multimodais. A gente precisa incluir mais áudios e vídeos nas nossas aulas.
A Base Nacional Comum Curricular (a BNCC) também reforça a importância de ampliarmos o sentido de leitura e proporcionarmos aos alunos o contato e a experiência com outros letramentos, veja:
Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens. (p. 67)
Leitura no contexto da BNCC é tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais. (p. 72)
Depois de perceber isso, passei a incluir desenhos, vídeos, séries e podcasts nas minhas aulas e estou compartilhando com vocês uma atividade de leitura e interpretação em que eu trabalhei um episódio do desenho “Os Jetsons”, lembra dele?!
The Jetsons (Os Jetsons) é uma série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera e lançada no ano de 1962. Tendo como tema a "Era Espacial", a série introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. (Fonte: Wikipedia)
Os alunos assistiram ao primeiro episódio dessa série de animação e depois responderam a um questionário do Google Forms com algumas perguntas de interpretação de vídeo. Além disso, a segunda parte do questionário traz perguntas que propõem a comparação entre esse primeiro episódio e duas propagandas do banco Bradesco em que a animação é atualizada, primeiro em relação às tecnologias presentes em nossa vida hoje (propaganda lançada em fevereiro de 2020) e, segundo, em relação ao contexto da pandemia (propaganda lançada em setembro de 2020). Essa segunda parte da atividade também trabalha uma habilidade presente na BNCC.
(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros. (p. 141)
Eu fiz esta atividade na unidade em que estudamos Ficção Científica. Nós conversamos um pouco sobre o desenho e sobre as previsões que eles fez em relação ao futuro. É legal ver que eles acertaram muitas coisas (como as vídeo-chamadas), mas algumas tecnologias presentes no desenho ainda não são realidade hoje, como carros voadores e os tubos de locomoção. A atividade foi um "esquenta" para os alunos planejarem e produzirem um texto de ficção científica.
Para baixar o material elaborado por mim, basta clicar nos links abaixo:
*Os links para assistir/baixar as propagandas estão no questionário
Se você gostou desta atividade, deixe seu comentário :)
Muito bacana! Pena que não consigo abrir o formulário :(
Atividade excelente! Vou aplicar nesta semana! :)
Excelente!
Ameiiii. Muito obrigada...
Trabalhos maravilhosos! Parabéns, professora!