A partir da reportagem da BBC Brasil "O que a negritude de Machado de Assis diz sobre como Brasil lida com racismo", nós preparamos uma lista de exercícios para trabalhar na aula! Essa reportagem é longa e tem um certo grau de complexidade, então recomendamos para o EM.
Veja a seguir um trecho da reportagem e uma amostra dessa lista de exercícios.
"O que a negritude de Machado de Assis diz sobre como Brasil lida com racismo
Edison Veiga
Assinada pelo escrivão Olympio da Silva Pereira, a certidão de óbito de Joaquim Maria Machado de Assis, morto aos 69 anos em 29 de setembro de 1908, há 115 anos, traz uma informação curiosa, senão polêmica: a nona linha do formulário declara que sua cor era "branca".
Sobretudo nos últimos anos, a questão racial daquele que é considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos tem se tornado uma bandeira importante para a afirmação e a valorização da população negra.
Mas o que pesquisadores contemporâneos têm descoberto é que, considerando documentos como a própria certidão de óbito e cartas antigas, a identidade racial de Machado de Assis é um assunto polêmico desde antes da morte dele.
O que leva a uma questão importante: como o próprio Machado de Assis se identificava?
"Nós não sabemos até o momento. Não há nenhum documento que tenha chegado até nós que traga essa informação, como o próprio Machado se identificava, como ele se via. Temos depoimentos só de terceiros", afirma à BBC News Brasil a historiadora Raquel Machado Gonçalves Campos, professora na Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisadora sobre a vida e a obra do escritor.
Um dos documentos citados por ela é a carta enviada pelo poeta português Gonçalves Crespo (1846-1883) a Machado, com data de 6 de junho de 1871. "A Vossa Ex., já eu conhecia de nome há bastante tempo. De nome e por uma certa simpatia que para si me levou quando me disseram que era… de cor como eu", diz trecho da correspondência.
Não se sabe como o escritor brasileiro reagiu ao ler a missiva, tampouco se conhece qualquer resposta que ele tenha eventualmente redigido de volta ao português. A professora Campos pontua que a expressão "de cor" era a mais aceita naquele momento histórico para descrever pessoas negras. "[O relevante é que] Machado é visto como um homem ‘de cor’ por um escritor de seu próprio tempo", salienta ela."
Você pode acessar o texto completo clicando aqui.
Atividade - interpretação de REPORTAGEM
1. Uma das estratégias de construção de título é elaborar uma pergunta. Na reportagem, apesar do título começar com “o que”, o que gera a expectativa de que uma pergunta será reformulada, o título da reportagem é uma afirmação, releia:
“O que a negritude de Machado de Assis diz sobre como Brasil lida com racismo”
Considerando a temática da reportagem, formule uma hipótese do porquê o autor do texto optou por formular o texto sem a interrogação.
2. Releia o início o início da reportagem:
“Assinada pelo escrivão Olympio da Silva Pereira, a certidão de óbito de Joaquim Maria Machado de Assis, morto aos 69 anos em 29 de setembro de 1908, há 115 anos, traz uma informação curiosa, senão polêmica: a nona linha do formulário declara que sua cor era "branca".”
Aponte um elemento da biografia do Machado de Assis que justificaria o fato dessa informação ser considerada como curiosa ou polêmica.
Leia novamente o questionamento a seguir para responder às questões 3, 4 e 5:
“Como o próprio Machado de Assis se identificava?”
3. Indique se a reportagem traz elementos que possam indicar como o próprio Machado de Assis se identificava.
4. Transcreva um trecho de um dos documentos trazidos pela reportagem que revela como Machado de Assis era identificado pelas pessoas que conviviam com ele.
5. Explique por qual motivo esse documento não pode ser considerado “uma prova” de como Machado de Assis se identificava.
Gostou dessa atividade?
Lá no Clube Littera, nós postamos a lista completa com o gabarito!
Ainda não faz parte da nossa comunidade? Então, sua hora chegou!
Nós iremos reabrir as inscrições no dia 14 de novembro.
Será a última oportunidade do ano e também a última chance para você entrar pro nosso clube pagando apenas R$60 por mês.
Clique NESTE LINK e faça a sua pré-inscrição.
Você será encaminhado(a) para um grupo de WhatsApp onde receberá todas as informações sobre o período de inscrição.