Eu trabalho numa escola internacional que segue o calendário escolar do hemisfério norte, por isso o ano letivo começa em agosto, então eu tive meu "começo de ano" com as aulas 100% online (a distância ou remota, ainda não sei o nome certo rs) e no meio da pandemia do covid-19.
Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.
Minha maior preocupação, nesse comecinho, era como conhecer alunos e alunas estando distante deles, conversando por video-chamada, com muitos deles com a câmera desligada? Quanto tempo eu levaria para aprender o nome de todos? Eu conseguiria identificar a personalidade, as habilidades e as dificuldades de cada um neste novo cenário?
Então eu tentei criar e readaptar atividades que me permitissem conhecer alunos e alunas e já começar a criar algum vínculo com eles(as). São essas atividades que eu vou compartilhar aqui com vocês. São atividades pensadas para a primeira semana de aulas à distância, mas também vão funcionar se sua escola estiver no sistema híbrido e até mesmo no presencial - eu pretendo manter essas atividades quando a pandemia acabar e o ano começar com 100% dos alunos em sala, porque elas deram muito certo.
Para ajudar no planejamento das suas aulas para o ano que vem, recomendo que você também leia esses outros dois posts aqui do blog.
Como organizar as atividades durante as aulas a distância? [Google Slides] - com o modelo de agenda semanal que estou usando.
AGENDA DA SEMANA 1
Desde março, estou fazendo agendas semanais nas quais compartilho com os estudantes as atividades da semana. Isso tem ajudado na organização deles, principalmente quando perdem alguma aula por video-chamada.
Na primeira semana, eu usei uma agenda mais específica, que está disponível para você copiar aqui. Ela tem 4 atividades que os alunos e alunas fizeram na primeira semana de aula - foi uma semana com 4 dias de aulas. Como estávamos 100% online naquele momento, eles deveriam fazer uma atividade por dia, na ordem que quisessem, assim como poderiam fazer todas no mesmo dia.
No slide 2, cada quadrado é um link. Se os slides estiverem no modo apresentação, é só clicar no quadrado que você é levado(a) diretamente para as instruções da atividade (no mesmo slide) ou então para site/página onde ela será feita (como no caso do formulário Quem é você?). Ao clicar nas "casinhas" que estão nos slides seguintes, você será levado(a) de volta para esse 2º slide. Segue abaixo uma explicação de cada atividade.
*Se quiser saber como eu fiz o avatar da capa da Agenda da Semana 1, entra no meu perfil no instagram e procura um destaque chamado AVATAR.
MURAL
Criei esse mural para que cada aluno e cada aluna pudesse falar um pouco sobre si, para que eu os conhecesse melhor. Além disso, como tem espaço para foto, isso me ajudou MUITO a identificar cada estudante nas primeiras semanas de aula - quando alguém me mandava um e-mail, por exemplo, eu olhava no mural para ver a carinha e saber quem era.
Como eu também acho importante que eles me conheçam, fiz um mural para mim como exemplo e escolhi, propositalmente, uma foto descontraída, para que os alunos tivessem mais acesso a minha personalidade real - já que a nossa imagem pela tela do computador fica muito séria, fria e até distante e eu sou exatamente o oposto disso.
Eu criei 3 templates para o mural e eles poderiam escolher o template preferido. A atividade foi um sucesso!
QUEM É VOCÊ?
É um questionário (disponível neste link) que eu fiz para conhecer melhor os alunos e as alunas e já identificar algumas dificuldades ou limitações. Por exemplo, eu tenho estudante que viveu a maior parte da vida em outro país e, por isso, tem mais dificuldade com o português. É muito importante que eu saiba disso desde o início das aulas, para ver quais adaptações terei que fazer para ajudar esse(a) aluno(a) a entrar no ritmo da turma.
Além disso, fiz algumas perguntas mais técnicas para me ajudar no planejamento das aulas, como a pergunta sobre o acesso à Netflix - a primeira produção de texto do ano envolve o filme "Divertida Mente" e eu precisava saber se eles conseguiriam assistir ao filme em casa.
A última pergunta é um espaço para os alunos e alunas fazerem uma pergunta para minha e eles fizeram várias perguntas muito legais, às quais eu respondi em uma vídeo-chamada. Recomendo fortemente que você coloque essa pergunta no seu formulário.
Esse formulário, obviamente, é apenas um exemplo, faça um formulário com perguntas que façam sentido para você e seu contexto escolar.
SYLLABUS
Nada mais é que o conteúdo que será estudado ao longo do ano (a gente tem um nome pra isso em português? É cronograma do curso? Não sei, enfim, você pode dar um nome!). Neste ano, eu fiz um modelo bem bonitinho, com cara de infográfico e vou explicar o porquê. A gente fala muito em sala de aula sobre a importância de trabalhar o uso de recursos digitais, a produção de gênero digitais e de outros gêneros que incluam linguagem verbal e não verbal, porém a maioria de nós, professores, acaba incluindo tudo isso nas aulas apenas na hora de cobrar essa habilidade dos estudantes, nós mesmos não produzimos esses gêneros.
Não adianta falar para eles sobre a importância de pensar no layout, no uso de cores e na escolha de imagens em um infográfico se tudo, absolutamente tudo que você entrega e produz nas aulas aulas (provas, fichas, conteúdo, slides etc) está sempre numa folha branca, escrito em preto com fonte Times New Roman. Eu acredito muito na importância do exemplo, então acho que a gente precisa usar esses recursos digitais e criar layouts que dialoguem com a cultura digital na hora de produzir os materiais que usamos em sala de aula. No começo, dá um trabalhinho, mas depois você pega o jeito e também conhece reaproveitar muita coisa. No site Canva, você também encontra templates prontos para montar esse tipo de material. Eu tenho um outro post que fala mais sobre esse assunto, é o 5 dicas para criar slides modernos e profissionais.
Neste link, você consegue baixar o layout para preencher com as informações das suas aulas - ele já está preenchido com as minhas informações para você ter uma ideia. Para os alunos e alunas, eu disponibilizei o Syllabus numa versão em pdf - é só você clicar em download/baixar e depois em PDF. Como você deve ter visto no formulário Quem é você?, eu inclui algumas perguntas sobre o syllabus pra ver se todos os alunos tinham lido mesmo.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LEITURA
Por último, mas não menos importante, eu fiz uma avaliação com perguntas de interpretação de texto e algumas poucas perguntas sobre gramática para identificar as habilidades e dificuldades de cada aluno(a) e saber quem precisaria de mais atenção, adaptações ou reforço extra. Algumas perguntas eu usei/adaptei de um livro didático que eu tinha. A avaliação foi corrigida e recebeu nota, mas ela não entrou para as notas oficiais do semestre.
Neste link, vocês consegue ver a avaliação que eu apliquei. Porém, eu preciso rever essa avaliação, porque repensei muita coisa depois que li o livro "Ensinar a ler, aprender a avaliar" (tem um resenha dele aqui). Então, talvez eu mude a avaliação para o próximo ano letivo - se isso acontecer, eu volto aqui para atualizar.
Agora no final do semestre, eu fiz outra avaliação diagnóstica de leitura e comparei as notas dos alunos e alunas. Foi muito legal ver que MUITOS subiram demais a nota! Em breve eu farei um outro post por aqui com uma reflexão sobre essa avaliação diagnóstica.
Na segunda semana de aula, eu fiz as seguintes atividades:
Produção de relato de memória (também avaliação diagnóstica) a partir da análise do filme "Divertida Mente". Essa atividade está explicadinha neste post aqui.
Oficina de Comunicação Via Email - que ajudou demais a melhorar a comunicação online com todos(as). Essa oficina eu disponibilizei neste outro post.
Gostou das atividades?! Comenta aqui embaixo!
Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.
Aline, antes de mais nada, parabéns por tanto capricho em cada detalhe! Dá gosto de ler cada pedacinho! Obrigada por tudo! Se for possível, tem como verificar por que o link do Syllabus está inativo quando a gente clica "Neste link" ? O link "5 dicas para criar slides modernos e profissionais." também não consegui acessar.
Oi, Aline, boa noite. Você tem todas as questões do formulário? Poderia disponibilizar uma versão para cópia?
Adorei as dicas! Obrigada por dividir tanto conosco!