top of page
Jaqueline Souza

Ambiguidade - atividade para sala de aula

Atualizado: 1 de abr.


Aqui vamos propor uma série de atividades a partir de duas publicações do jornal "O Povo". Depois da primeira publicação, os internautas fizeram várias brincadeiras com o título da notícia, então "O Povo" reformulou e postou novamente essa mesma notícia, porém com o título reformulado.


Qual essa notícia? Quais as brincadeiras feitas pelos internautas? Como "O Povo" resolveu essa questão?


A seguir, veja a sequência de exercícios para trabalhar essa sequência de postagens. Nesses exercícios, os alunos vão pensar sobre ambiguidade, orações subordinadas e reelaboração de enunciados.


 

LISTA DE EXERCÍCIOS PRONTINHA PARA USAR


Leia o post a seguir:


1. No título da notícia publicada pelo “O Povo” há uma ambiguidade. Explique os sentidos possíveis dessa publicação.



2. Transcreva o trecho que gera essa ambiguidade. 




3. Classifique sintaticamente esse trecho transcrito.



4. Indique qual ideia que, provavelmente, “O Povo” pretendia compartilhar a partir dessa notícia. Justifique sua resposta.



5. Agora considere o comentário da “Rainha”.


a. Explique qual o sentido que a internauta atribui ao título da notícia.


b. No post, além da linguagem verbal, “Rainha” também usa elementos não verbais. Identifique esses elementos não verbais e explique como contribuem na construção do humor.



6. O post a seguir, é uma segunda versão do post inicial compartilhado pelo “O Povo”.


a. Explique gramaticalmente como a ambiguidade foi desfeita.


b. Elabore outra possibilidade de escrita para esse título que também desfaça a ambiguidade.


c. Formule uma hipótese do porquê “O Povo” decidiu pagar o post inicial e fazer essa nova postagem.



 

HABILIDADES DA BNCC: EM13LP06, EM13LP07 e EM13LP09


Se você gostou dessa atividade, compartilhe com outros professores :)

Comments


bottom of page