Já se tornou uma reclamação unânime entre os professores: as crianças e os adolescentes têm cada mais vez mais dificuldades para se concentrar. Eles já não conseguem prestar atenção nas explicações em sala de aula (nem naquelas instruções super curtas!) e mesmo assistir a um filme se tornou um desafio - na verdade, assistir a um vídeo de 5 minutos já é algo desafiador para os jovens.
E a causa desse problema todos nós já sabemos: o excesso de telas, que traz consigo o excesso de estímulos visuais e sonoros.
E essa é uma discussão que não pode ficar restrita à sala dos professores, mas deve ser levada para a sala de aula. Precisamos discutir com nossos alunos e alunas os impactos que o uso dos celulares está gerando na vida deles, em diversos domínios: neurológicos, psicológicos, sociais etc.
Pensando nisso, elaborei uma sequência didática para te ajudar a discutir essa questão nas suas aulas. O objetivo é levar os alunos a refletirem sobre o uso que eles fazem dos aparelhos celulares e das redes sociais e sobre as consequências desse uso na vida deles. É importante também discutir estratégias que eles podem colocar em prática para minimizar esses impactos.
Abaixo, segue esse plano de aula.
Passo 1 - conversa inicial sobre o uso de celulares e redes sociais
Inicialmente, converse com os alunos sobre o uso que eles fazem desse aparelho e quais conteúdos eles consomem na internet. Seguem algumas perguntas que podem guiar a discussão:
Quanto tempo por dia vocês passam no celular?
Quais são os aplicativos que vocês mais utilizam?
Vocês costumam assistir a vídeos na internet? Quais tipos de vídeos? Sobre quais conteúdos? Qual é a duração média desses vídeos?
Passo 2 - Análise de charge
Para continuar a discussão, sugiro a análise da charge abaixo, do Adão Iturrusgarai. Disponibilizo também algumas questões que podem guiar essa discussão:
A charge aponta um problema comum a duas gerações diferentes. Que problema seria esse?
Embora seja um problema comum, há uma diferença no objeto alvo da reclamação. Qual seria essa diferença?
Qual reclamação parece mais coerente?
Ao longo das décadas, esse problema parece ter se agravado ou amenizado?Qual seria a causa dessa mudança?
Você se identifica com um dos dois grupos? Por quê?
Passo 3 - Leitura de reportagem
Sugiro a leitura da reportagem Crianças e adolescentes no celular: uso exagerado afeta o cérebro e a concentração; veja o que fazer , que discute justamente os impactos do uso de celulares e rede sociais na vida de crianças e adolescentes. Após a leitura, peça que os alunos comparem a charge e a reportagem e discutam de que maneira o conteúdo do segundo texto explica o conteúdo da charge.
Passo 4 - Produção de charge
Minha sugestão é finalizar essa sequência didática com a produção de uma charge sobre o tema. Em grupo ou individualmente, os alunos devem produzir uma charge que apresente um problema enfrentado por eles atualmente que tenha relação com o uso das telas. Ao elaborar essa charge, eles devem também trazer um ponto de vista crítico sobre o tema e podem fazer isso, por exemplo, por meio do humor ou da ironia.
Gostou dessa sequência didática? Compartilhe com outros professores.
Aproveite também para nos acompanhar em outras redes sociais: no nosso perfil no Instagram e no nosso canal no Youtube.
Comments